Bem vindo (extra – 3)

O blog em ebook, em livro? Será boa ideia usar a designação “livro”, uma vez que não será impresso? Mudar o tipo de letra será suficiente para evitar que quem não gostar sobrecarregue o serviço de reclamações? Desculpe o leitor… estas interrogações não são mais que a transcrição de dúvidas que me assaltam mas às quais o leitor não se deve sentir obrigado a responder.
Mesmo antes de cair em mim e sem esperar pela opinião do leitor vou já dizer-lhe algo do que penso. Por enquanto será apenas o levantar do véu sobre o assunto, já que o tratamento de qualquer tema de forma profunda não cabe numa sessão de boas vindas.

Como o leitor sem qualquer esforço poderá testemunhar, não se trata de um livro educativo. Bem pelo contrário, dirá. Advirto que se o fizer estará a ser injusto. Não comigo, responsável pelos pontapés na gramática, mas com todos aqueles que contribuíram para que o leitor quase não veja erros ortográficos. Será ainda difícil encontrar nele qualquer dos atributos que fazem um livro, ou um simples texto, vir a público. E então, porque vem?

Bem, será gratuito, o que não é mau nos dias que correm. Gratuito no sentido em que o leitor não tem que me pagar nada por ele, a mim que sou o autor. É como se fosse um almoço realmente grátis. Não estará certamente o leitor a pensar que a gratuitidade se vai estender aos instrumentos necessários à concretização da leitura. De uma forma direta, poderia referir-me ao computador ou ebook comprados por si ou por quem benevolamente lhos ofereceu e fará pagar mais tarde.
Quando antes disse ebook estava-me a referir ao leitor, não ao livro. Porque raio se usa o mesmo nome para o contentor e para o conteúdo, ainda que o contentor tenha como finalidade ver o conteúdo? Ah! “leitor” aqui quer dizer que serve para poder ler. Não estava a referir-me a si que lê. Há ainda a referir que os óculos, os que já usa ou aqueles que irá ter que comprar porque ficou com os olhos cansados e este livro contribuiu para isso, também não vão ser pagos por mim.

Ser gratuito é indubitavelmente um ponto a favor. Haverá mais algum?

Esta entrada foi publicada em boas vindas. ligação permanente.

Deixar uma resposta

